Resultados do CBAP 2010

O Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo 2010 encerrou-se em grande estilo, os vencedores foram anunciados durante o 4º EAB, Encontro de Aquaristas em Bauru,  que aconteceu dia 20/11 em Bauru, São Paulo. O site oficial do CBAP já está atualizado com a relação classificatória das duas categorias: Plantados e Nanos.

Este ano o CBAP foi fantástico, muitas participações e nível muito alto, fazendo jus a excelência dos dedicados aquascapers brasileiros, parabéns a todos. Fiquei realmente encantado com os trabalhos. Ainda durante o evento do 4º EAB algumas palavras dos juízes foram lidas para o publico presente, como nem todos estavam lá gostaria de deixar aqui a transcrição do meu pequeno texto:
Um dos grandes méritos que eu sempre atribuí ao CBAP é a sua enorme capacidade de inspirar novos aquaristas e novas comunidades.
Ao longo destes 7 anos de concurso muita coisa mudou no cenário nacional, não só em termos de conhecimento, mas de como a comunidade se articulou. Em retrospecto os grupos de aquaristas deixaram de ser algo centralizado e hoje possuem diversas comunidades fortes, crescentes e ativas, espalhadas em diversas áreas do país, com laços estreitos por meio da internet estas comunidades impulsionam e desenvolvem nosso grande país.
A força dos aquascapers brasileiros está no seu desejo de aprender, mola que impulsionou a mudança radical que o aquarismo sofreu na ultima década, uma comunidade que cresceu em conhecimento, muitas vezes tendo que extrapolar sua adaptabilidade a nossa singular realidade, e que por sua força abriu inclusive novos mercados.
Vocês hoje formam a massa crítica fruto desse desenvolvimento, a expressão máxima do desejo de estar lado a lado com qualquer aquascaper de qualquer lugar do mundo, cada um de vocês merecem o meu aplauso pois mostraram neste 7º CBAP que a soma das partes é maior que o todo.
Estes são os primeiros colocados de cada categoria, clique nas imagens para ir ao site do CBAP:

Carlos Eduardo GIl - 216 L - PR - 1º Plantados
Fabian Kussakawa - 40L - PR - 1º Nano
Pessoal do Paraná está com tudo! Parabéns, mais uma vez.

Ontem recebi por e-mail um comentário de um colega dizendo que gostaria muito de participar, mas não o fez por não achar a altura dos aquários que concorrem, só tenho uma coisa a dizer sobre isso: Ora,  participe!!! Ninguém vai direto ao todo, é preciso percorrer um caminho praticando, até chegar lá, alguns dos participantes que hoje foram premiados participaram por anos sem chegarem ao pódio e nem por isso desistiram, antes eles estudaram mais, desenvolveram suas técnicas e buscaram aprimorar seus trabalhos a cada novo aquário montado e agora colheram os frutos deste empenho. Como nossos aquários o nosso aprendizado evolui.

Esperamos por todos vocês no CBAP 2011, no CPA 2011, no AGA 2011 e no ADA 2011. Brazilian Aquascapers Power! =D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas