Projeto Bonito

Bonito é uma cidade que fica no Mato Grosso do Sul, região centro oeste do Brasil, internacionalmente conhecida pela beleza de seus rios. A região inteira está situada sobre um planalto calcário de origem pré-histórica no que antes era um gigantesco recife de coral em um mar interior.


Foto de Fernando Francischelli
A cidade já recebeu muitos ilustres conhecidos nossos, como o pessoal da Dennerle em sua expedição de caça por plantas aquáticas, coisa farta na região, leia mais aqui. Se duvidar até o Amano já nadou por lá e a gente nem sabe (ainda). O fato é o lugar inspira muita gente e o motivo é óbvio: os ambientes aquáticos da região estão entre os mais belos do mundo. Se montar um aquário inspirado em um biotopo destes já é algo desafiador, imagine então criar um lago inteiro inspirado neste biótopo.

Foto de Fernando Francischelli
Este é o Projeto Bonito: um lago artificial de 2000m² com volume de 2.000.000 de litros, paisagismo e fauna cuidadosamente elaborados e infraestrutura dimensionada para manter tudo isso funcionando, só uma das pedras que compõem o lago pesa incríveis 8.000Kg, a água é tão límpida que tem visibilidade de 50m sendo ideal para a prática da flutuação. É sem dúvida uma representação de biótopo de respeito.

O projeto é de um porte tão fora dos nosso padrões normais e tem tantos detalhes (até as resurgências estão presentes no fundo do lago) que diversas empresas trabalharam juntas para torna-lo possível, um livro foi lançado exclusivamente para descreve-lo em detalhes, o autor é Sr. Ruy Retz da EcoSys empresa especializada em lagos ornamentais que assina o projeto. Abaixo você confere o resultado e após o vídeo tem mais links para as fotos.


Fotos da construção, o lago pronto e do sistema de CO2 por Aquamazon, clique aqui.


Fotos do paisagismo, detalhes sobre fauna e flora por EcoSys, clique aqui. Muitas fotos com comentários descrevendo os detalhes, vale a pena ver.
O livro pode ser adquirido aqui e há um pequeno review do mesmo aqui.

Foto de Fernando Francischelli
Eu ainda não adquiri o livro, então não tenho detalhes de quando e por quanto tempo o lago está em funcionamento, mas pelos comentários que li em vários locais ele já tem quase 2 anos ou perto disso, mas posso estar enganado. Estou muito curioso sobre a filtragem, o fornecimento de CO2, o controle de algas e a fertilização das plantas em um projeto desta escala.


Comentários

  1. Boa noite Alex, primeiramente parabéns pelo Blog, muito legal!
    Fiz um post no meu Blog sobre o Projeto Bonito no qual utilizei informações que li por aqui e citei seu blog como fonte. Dá uma passadinha lá!
    Até mais!

    ResponderExcluir
  2. qual o municipio em que foi executado o projeto???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas