Neritina


Acredite, você vai querer ter um no seu aquário.

Os Neritinas não são apenas bonitinhos (Ok, ok! Muito bonitinhos mesmo!) eles também comem algas, não tão vorazes quanto uma Pomacea mas são chegados nas verdinhas que você tanto detesta.

Eu estou quase certo de que a variedade que tem aqui no litoral é esta:

Neritina (Vittina) virginea

Mas acredito que outras variedades ta´mbém sejam encontradas, como por exemplo a N. zebra, afinal temos mais de 8000Km de litoral. ;)

Você tem experiência com eles? compartilhe com a gente, faça um comentário clicando no link aqui embaixo, nem precisa ser cadastrado.

Comentários

  1. Xilema,
    Existem 3 espécies de Neritinas que vivem em água doce que habitam a nossa costa, mas na maioria dos estados só é encontrada a virgínea, na costa do Ceará podem ser encontradas as 3. Estou querendo trocar mais informações, mas está difícil contactar você.
    Segue meu e-mail\ aubeto1@uol.com.br
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Não sabia que Neritinas poderiam ser mantidas em aquários. Eu e uma amiga trabalhamos com Neritina virginea. Seria possivel vc nos enviasse algum folheto ou qualauer forma de infomação sobre essa criação de Neritina em aquário? Se ela possui uma importância no aquario ou é apenas ornamentação?

    Nosso e-mail é: anacler1@hotmail.com ou krlina123@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Anacler, nós aquaristas presamos muito pela ornamentação, ponto, contudo temos inúmeros problemas ou disfunções ocorridas com a água e com o aquario em si, assim a importância até mesmo pela ornamentação, é de proporcionarmos condições adequadas, ou soluções inteligentes aos nossos possiveis problemas, assim, as neritinas seriam uma solução agradável visualmente, pois são belos exemplares, com uma possivel funcionalidade ainda não confirmada, que seria a alimentação delas através de dejetos, detritos e algas, itens indesejáveis a qualquer aquarista, tanto doce como salgada. O único item que tenho certeza, elas sao vendidas na agua doce ou salgada, podendo-nos mantê-las tanto no aquario doce ou salgado, informes que ela gosta de agua saloba como foi dito, assim explica sua transição. Também gostaria muito de saber mais, qq informação que vier, é lucro. no face meu nome é" impessoalismo bom senso" vlw!

    ResponderExcluir
  4. Alguém saberia como fazer a adaptação da Neritina, da água salgada pra doce?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas