agosto 24, 2004

O Básico, pelo menos...

Acredito que quando queremos desenvolver um trabalho de criação, como é o aquarismo ou mais específicamente o aquascaping, é importante conhecer bem todos os elementos que serão usados para compor o nosso trabalho, não somente os elementos inanimados mas também, e principalmente, os seres vivos que irão compor este micro universo. Particularmente aos iniciantes é de muito valor coletar informações e tentar aproveita-las ao máximo, assim o novato terá segurança para executar seus projetos. Dúvidas sempre existirão mas o essencial é preciso que seja dominado.

Infelizmente tenho visto proliferar em fóruns e listas de discussões um número cada vez maior de indivíduos que simplesmente abrem mão de todos os recursos que a web oferece, em prol da sua acomodação (para não dizer preguiça!), que tentam monopolizar os voluntários que de boa vontade tentam disseminar as melhores informações do hobby. Dezenas de artigos, reportagens, passo-a-passos estão disponíveis, mas esta turminha está pouco interessada em ler uma linha sequer, isso é vergonhoso, chato e extremamente preocupante. Não é de hoje que tenho visto grandes colaboradores simplesmente afastarem-se por não aguentar mais a pressão (eu diria exploração) descabida por parte de pessoas que simplesmente não têm disposição de fazer um simples pesquisa ou ler uma página de artigo. O pior de tudo isso é ver que os níveis das discussões é lamentável e chega a ser pesarozo tentar ajudar uma pessoa que não quer ser ajudada, até por que "ela sabe de tudo".

Eu não consigo compreender como uma pessoa pode pensar em montar um aquário plantado se não consegue ler um texto soble o ciclo do nitrogênio, ou sobre química da água, sem falar daqueles que conseguem exercer fortemente uma opnião sobre um comportamento de um peixe qualquer depois de mante-lo por uma semana em um aquário totalmente inadequado. Você acha isso incrível? isso é só um pequeno exemplo.

Eu apenas espero que os que realmente fazem acontecer não se encham disso tudo.

Artigos da Era de Aquários - Artigos gerais.

Artigos do Aquarismo On Line - Artigos Gerais.

AquaBrasilis - Aquários Plantados e Plantas

Isso é o mínimo!

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Related Posts with Thumbnails