Identification Key...

...to Aquarium and Pond Plants

Decidi trazer este tópico de volta por que acabei de descobrir algo muito interessante, além do banco de dados online (de grátis! veja mais abaixo) o site também oferece uma página de consulta por gêneros bem interessante, são fichas com comentários e fotos das várias espécies e ainda possíveis confusões que podem ser feitas durante a identificação, isso é dado de bandeja.
Veja aqui: Genera of aquatic plants cultivated or collected for the aquarium and pond plant industries

Esta lista tem algumas informações bem interessantes, por exemplo, você sabia que Pogostemon é a mesma coisa que Eusteralis? são sinônimos.

Para acessar o banco de dados siga o roteiro abaixo:

É isso mesmo, um banco de dados relacional para identificação de espécies de plantas aquáticas, como o próprio nome indica. O sistema é bem simples apesar de um pouco confuso à princípio.

Para usar a aplicação é preciso antes fazer download do Lucid Player (indigesto, de 29 MB) e, claro, é necessário reiniciar a máquina para completar a instalação.

Feito o download acesse o site Identification Key to Aquarium and Ponds Plants e clique em Introduction para acessar a chave do Lucid que irá abrir o banco de dados, faça isso clicando no botão azul onte está escrito STAR KEY, no meu computador aconteu que quando eu clico no botão mencionado o sistema me abre uma janela perguntando o que fazer com o arquivo, se acontecer o mesmo com você escolha a opção Abrir. É iniciado uma espécie de browser que será sua interface com o banco de dados.

Pronto, em algus segundos sua tela deve ficar assim:

Aos desavisados: As espécies de plantas não aparecem com fotos pois tudo resume-se em descobrir a que grupo (Taxa) segundo as características apontadas, a chave para pesquisa é morfológica, sendo assim é necessário que se tenha um conhecimento mínimo da estrutura de uma planta para se tirar algum proveito desta formidável ferramenta.

Comentários

  1. opa , sou Lucas , me interessei nesse lucid player
    mas tive um problema : ele pede uma senha logo apos quando eu faco o download e nao adianta nada apertar o botao INTRODUCTION, será que alguem pode me ajudar

    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luca,

    Bom, pelo que me lembro na página do Lucid Player existe a versão paga que inclui ferramentas de desenvolvimento e a versão do player apenas para consulta que é grátis, verifique na página qual versão você fez Download, acredito que você tenha pego a versão paga que exige registro, por isso você não consegue instalar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, consegui o lucid phoenix demo(builder é esse mesmo?, se nao me engano esse programa não é 29MB)o programa ta abrindo mas agora falta a KEY mas quando aperto o botao STAR KEY e nada aparece!

    peguei o (Identification key to Aquarium and Pond Plants.lcd)mas o windows não o abre (preciso de um programa para abri-lo).

    gostaria de saber se é esse o procedimente que voce fez e se há algum erro...

    muito obrigado e descupe-me pelo trabalho,

    Lucas Viegas

    desculpe-me se estou atrapalhando

    ResponderExcluir
  4. opa xilema,

    CONSEGUI!!! pois é incicialmete havia pego a versao paga logo apos peguei o lucid phoenix mas o certo é o lucid player standart...

    desculpa o aperreio ae valeu!

    lucas viegas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas