Análise de Layouts

Bom, nem só de layouts maravilhosos vive o Aquapaisagismo, infelizmente muitas tentativas não são assim tão espetaculares, mas há o lado positivo de servirem de experiência e além disso servem de guia para os novatos na área.

Layout de Kennywai, aqui o problema é o tamanho e a desorganização das plantas, espécies grandes demais, posicionadas em locais errados... dá a impressão que o tanque é pequeno e apertado demais, os peixes mesmo sendo poucos parecem muitos, isso causa tensão e o aquário perde o efeito relaxante que deveria proporcionar.

Layout de rajo, não é um caso perdido... exigiria apenas que o aquarista intervisse fazendo podas nas plantas de caules, estão londas demais e dão uma sensação de vazio por que não tem volume, as plantas na frente também poderia ser melhor organizadas colocando as médias mais ao centro e deixando a frente livre para as rasteiras menores. O balanço da iluminação também ficou prejudicado nesta montagem, repare nas áreas muito escuras do lado esquerdo.

Layout de 夏洛克, plantas lindas, crecimento luxuriantes, aparência impecável das plantas... mas uma só fora de lugar matou o layout. Essa planta enorme na frente do aquário destoa de todo o resto, parece até que ela caiu ali e ficou. É exatamento por isso que é bom ter noção do desenvolvimento das espécies que se pretende usar ou uma planta no lugar errado levará por água abaixo todo o trabalho desenvolvido, o aquário está feio? Óbvio que não, mas perdeu muito do seu potencial estético.

Layout de EVO6, outro exemplo com plantas bonitas mas que transpira falta de planejamento e critério na utilização das mesmas.

Layout de fssunny, alguém ai tem uma tesoura para emprestar? esse aquário precisa de podas urgente. Não se deixe enganar, as plantas estão lindas mas não tenha piedade, poda nelas! é impressindivel que o aquário tenha manutenção, as podas além de contribuirem para o desenvolvimento das plantas são fundamentais no trabalho de criação e definição do layout. É o exemplo clássico do crescimento exagerado (overgrow para os yankees).

Layout de ctchung, a primeira foto deixa a gente animado, a segunda vira inquietação pra ver logo o resto e então: tcham tcham tcham tchaaaaam... a decepção... pelo visto a inspiração foi a jardineira de casa (sem refências aos holandeses, por favor). Alguém me diz pra que diabos essas pedras?! e lá se foi outro layout...

O Aquapaisagismo envolve muitos aspectos, alguns estéticos e outros práticos, depende da sensibilidade de cada um a velocidade a velocidade em que se irá desenvolve-los, alguns parecem ou são natos mas mesmo a pessoa de estética mais destoante, com um pouco de treinamento, terá resultados positivos, basta tentar. Aquário é igual a muitas outras coisas que a gente nunca acerta na primeira, o que vale é ser insistente e procurar sempre aprender, e os erros são importantes neste processo, ser observador e buscar os detalhes onde muits vezes escondem-se os segredos, não a tôa os orientais detenham hoje a potência do aquapaisagismo, eles sabem que muito de um bom paisagismo envolve a apreciação pura e simples do que já existem e o que é feito dentro do aquário é apenas uma releitura do mundo a nossa volta. Pratiquem, pesquisem e acima de tudo observem.

Bons layouts!

Comentários

  1. Realmente muito boa a iniciativa, didática e acima de tudo, construtiva

    A decepção desse ultimo aqua do ctchung foi proporcional à expectativa das fotos de "prelúdio"

    abraço

    Livio

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de colocar
    não consegui ver o Layout de Kennywai

    ResponderExcluir
  3. Valeu Lívio, vou corrigir hoje a noite em casa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas