Flora brasiliensis

Em 1917 chega ao Brasil, vindo da Alemanha, o médico botânico Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), em um exploração de 10.000Km Brasil a fora foram descritas 22.767 espécies da flora nativa, as conhecidas até meados do século 19, além de terem sido feitos 3.811 desenhos de plantas, flores, frutos e sementes. O raro conjunto foi editado sob o nome Flora Brasiliensis.
Até hoje o Flora Brasiliensis é fundamental em qualquer pesquisa, embora a estimativa de espécies atualmente seja de mais de 50.000, a partir de 22 de março de 2006 o Flora Brasiliensis está disponível on line para consulta.
O trabalho de digitalização foi feito em alta resolução pelo jardim botânico de Missouri, Estados Unidos, o Centro de Referência em Informações Ambientais (Cria) é o responsável pelo projeto no Brasil, também estão sendo catalogadas as amostras existentes em herbário, as quais serão disponibilizadas também para consulta juntamente com fotos das espécies em campo.
.

Comentários

  1. Com tantas universidades excelentes, pesquisadores extraordinarios, pessoas de inteligencia impar, vem um gringo (com todo o respeito) catalogar plantas que NOS temos. Sem querer parecer xenofobo, longe disso, realmente nao da, com a mixaria que o governo (federal ou estadual) paga de bolsa em mestrados ou doutorados(que, é, normalmente, quando ocorre essas pesquisas), realmente fica impossivel qualquer pesquisador tentar uma aventura dessas. De qualquer maneira, excelente achado, Alex!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo!

    Que fantástico achado!
    Esperarei ansiosamente pelo dia 22!
    Deve ser uma obra impressionante, e de enorme valor para nós!

    Valeu!
    Abração,

    Luca Galarraga

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas