Luminaria em Aço Escovado

Este link eu devia ter postado faz tempo, mas fico adiando, adiando, adiando por causa da correria e as vezes acabo esquecendo.

Trata-se da execução de um projeto Faça Você Mesmo (DIY) de luminárias que foi postado aqui faz um tempão, ficou realmente muito bom e o resultado final impressionou pela leveza. Não custa nada mostrar para encorajar mais alguém, né? ;)
Indicação de Erivaldo Casado.

Atualização:

A página original do projeto deixou de existir mais ou menos em 2008, mas hoje em dia quase nenhum conteúdo digital "morre" completamente, o projeto original ainda é acessível através da máquina do tempo da internet, o link é este para a página em japonês. Como o site original de certa forma se perdeu decidi compartilhar aqui o conteúdo do projeto, que dada a sua qualidade acredito ser essencial perpetuá-lo.

Luminária tipo Calha Suspensa para Aquários

Passo 1
A base do projeto é uma moldura de madeira, observe atentamente o a imagem ao lado, a cúpula da luminária tem os cortes inclinados para fora em seu comprimento (frente e fundo) algo em torno de 95º mais ou menos, você pode fazer o corte reto (90º) se quiser ou seguir o desenho ao lado.

Dica: Não aparece na foto, mas o projeto tem pelo menos mais uma peça de madeira usada para dar mais força ao conjunto e para sustentar a instalação elétrica em seu interior, é uma peça no comprimento da largura interna, fixada nas laterais maiores dentro da calha, veja a todo do passo 3 onde é possível ver essa peça no produto acabado.

Passo 2
O fechamento da calha é feito com PVC, as peças devem ser cortadas no formato e tamanho tal que se encaixem perfeitamente na moldura de madeira, a peça que cobre a cúpula deve ser medida levando em consideração a curvatura e a dobra das laterais, use a moldura como referência.

Dica: para fazer a dobra nas laterais faça um pequeno vinco no PVC com muito cuidado para não cortá-lo, use as costas de uma faça, por exempo, ou um estilete com muito cuidado. As peças laterais devem ficar sob a borda da peça da cúpula, isso deixa o acabamento mais bonito.

Passo 3
O interior da cúpula já acabada, desculpem pois o projeto original não tem fotos do processo de montagem, mas creio que seja muito óbvio.

OBS: Note que no interior existe uma outra peça de madeira no sentido do comprimento, essa peça tem duas funções: dar sustentação a instalação elétrica e dar mais rigidez ao conjunto, fortalecendo a moldura. Use quantas forem necessárias para o seu projeto. A instalação elétrica é por sua conta.



Passo 4
A fixação da calha foi feita com pequenas peças de metal e parafusos que simulam um suporte, existem muitas possibilidades e variações, veja links no início desse artigo. Há também a possibilidade de tornar o conjunto suspenso usando fios de aço para criar um pendente, mas atenção: use  o método de quatro fios, pois o método com apenas dois fios de sustentação exigem um distribuição de peso que será muito difícil de se conseguir em um projeto deste tipo, mas não impossível, fica por sua conta decidir.




Passo 5
Seu lindo projeto como deverá ficar ao ser terminado, chame os amigos e mostre como está orgulhoso do que você fez. ;-)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas