Boa leitura

Olá, as custas de um belo resfriado estou de molho em casa, aproveitando o excesso de tempo livre fui folhear uns livros relacionados ao hobby, percebi que faz tempo que não compro um bom livro de aquarismo ou relacionado, então fui pesquisar e ver o que poderia achar de interessante. E achei!
 
Eu escuto muita, muita gente reclamar que não há livros bons de aquarismo, o que muita gente diz nas entrelinhas desta reclamação é que não há livros muito específicos, não havia, por que hoje há o excelente livro do Rony Suzuki e Maurício Xavier: Aquapaisagismo. Este eu já tenho e por sinal foi rapitado e está a 300km da minha estante, mas sendo util e isso é o que importa. Se você não conhece ainda você não sabe que está perdendo o melhor livro específico de aquarismo editado em língua portuguesa. Encontre aqui.
 
Bom, mas o aquarismo é um hobby multidisciplinar, então você que quer se aprofundar na área pode e deve procurar títulos que complementem seu conhecimento, a internet é uma fonte inesgotável de conhecimento, mas nada como ter um bom livro nas mãos. Selecionei alguns títulos que já estão na minha lista de aquisições, são eles:
 
ALGAS
Autores Iara Maria Franceschini, Ana Luiza Burliga, Bruno de Reviers, João Fernando Prado & Sahima Hamlaoui - Ed. Artmed 2010 332p
Algas: uma abordagem filogenética, taxonômica e ecológica foi elaborado para suprir a carência de literatura em língua portuguesa sobre o tema, reunindo informações úteis a todos aqueles que se interessam pelo assunto. Achei aqui.
 
Peixes de Água Doce da Mata Atlântica
2007 408p.:il MZUSP (Português / Inglês)
Naércio A. Menezes - Stanley H. Weitzman - Osvaldo T. Oyakawa - Flávio C. T. de Lima - Ricardo M. C. Castro - Marilyn J. Weitzman

A obra faz um mapeamento da diversidade de peixes encontrados na mata atlântica. Lista 309 espécies, a maioria das quais encontrada apenas neste ecossistema. Traz dados sobre a distribuição geográfica e aspectos ecológicos das espécies, além de um grande conjunto de imagens. Achei aqui.
 
Simpsonnichthys e Nematolebias       
Dalton Nielsen et al.
Os Simpsonnichthys e as Nematolebias são considerados os mais belos peixes de água doce, chegando a concorrer com os peixes marinhos de corais. Sobrvivem em ambienetes aquáticos temporários, que permanecem secos metade do ano... mas como conseguem sobreviver em um ambiente tão inóspito? Para isso estes peixes desenvolveram uma estratégia reprodutiva... Achei Aqui.
 
Peixes de Riachos da Mata Atlântica
Peixes de Riachos da Mata Atlântica é o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido durante dois anos em Unidades de Conservação no Vale do Rio Ribeira de Iguape. As informações contidas vêm preencher uma lacuna no conhecimento dos animais que habitam esse ecossistema.
Neste livro estão caracterizadas e fotografadas 73 espécies de peixes, revelando-se uma inestimável riqueza. Achei qui.
 
Espero que seja um pontapé para alguém começar a se aventurar neste mundo incrível e surpreendentemente rico: a Leitura! Divirtam-se.

Comentários

  1. Comprei o livro Aquapaisagismo e achei fraco, esperava muito, mas muito mais.

    O conteúdo do livro está praticamente todo na net, é só saber pesquisar, joguei dinheiro fora.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro anônimo, o ter internet e saber pesquisar limitam o acesso ao conhecimento a uma parcela mínima de pessoas que gostam de ter aquários em casa, é justamente ai que o livro é um grande destaque: uma compilação de conhecimento bem fundamentado e seguro, diferente do universo de abobrinhas e meias verdades que a internet oferece. Sinto realmente que você tenha se decepcionado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas