Bonsai no Aquário

Pinheiro Manso por Filipe Oliveira
Sim, um Bonsai no aquário é possível!

Ou pelo menos algo muito parecido com isso. Nosso colega português Felipe Oliveira, mais conhecido como FAAO, é o autor da façanha da foto ao lado. Não que a idéia seja novidade, muita gente já pensou/pensa em algo do tipo, mas até o Felipe ninguém havia chegado a um resultado tão fantástico. As fotos falam por si.

O aquário foi montado em 2008, recebeu o título de Pinheiro Manso, faz sentido. Ganhou vários prêmios e foi destaque mundo a fora. Você pode conferir mais fotos e detalhes da elaboração deste minucioso trabalho no blog do Felipe, link abaixo:
Como criar um Bonsai dentro do aquário?

Filipe descreveu em seu blog o passo a passo para criar esse espetacular Bonsai aquático, você pode clicar no link acima e ler o artigo completo. 

Algumas dicas:

  • A planta usada para formar a copa da árvore foi a Vesicularia dubyana, ela é um musgo e existem vários musgos que podem ser cultivados em aquários, porém vale salientar que a Vesicularia dubyana verdadeira tem um padrão de crescimento triangular em seus ramos, isso ajuda no efeito final da copa. Infelizmente musgos não são a coisa mais fácil de se identificar, então esteja certo de que a espécie é a correta adquirindo suas plantas de vendedores responsáveis e confiáveis.
  • Procure um galho que possua muitas ramificações, quanto mais ramificado melhor, corte os ramos do galho para dar a forma aproximada que deseja para a copa da árvore, isso vai ajudar tornando possível usar uma quantidade de musgo maior dividido em muitos galhos, os muitos ramos vão preencher melhor o volume da copa do que poucas porções em poucos ramos, pois o espaço que o musgo terá que crescer para preencher será muito maior.
  • Os musgos tem um crescimento inicial muito lento em relação a plantas superiores, por tanto é preciso ter em mente que a evolução do layout será lenta, além disso eles não possuem raízes e se fixam sobre as superfícies usando rizóides, que são folhas adaptadas a função de fixação, mas isso leva muito tempo para acontecer, portanto o musgo a princípio precisa ser fixado nos ramos, use linha de algodão na cor verde para amarrar o musgo aos ramos da árvore, com o tempo ela será consumida pela flora bacteriana, mas até lá o musgo já terá fixado. Não economize linha e prenda com firmeza.
  • Outra dica importante: com o tempo e boas condições o musgo cresce e começa a ficar cada vez mais volumoso, se você deixar o musgo crescer demais sem podas os ramos inferiores vão deixar de receber luz e morrer, isso fará com que porções inteiras do musgo se desprendam dos galhos, levando semanas de trabalhos literalmente por água abaixo.
  • As plantas usadas pelo Filipe para formar o carpete do aquário foram a Utricularia graminifolia, Eleocharis parvula. São duas plantas que exigem uma iluminação mais forte, você precisa posicionar sua iluminação de forma que as plantas logo abaixo da copa da sua árvore não fiquem completamente na sombra quando o musgo começar a criar volume. Uma opção a se pensar é usar a região sombreada como uma área de substrato desprovida de plantas, só areia limpa.
A foto do passo a passo postada pelo Filipe é bem clara, observe quadro a quadro com atenção:

Pinheiro Manso Passo a Passo

Espero que as dicas sejam uteis para você.

ATUALIZAÇÃO: Em 2011 o Filipe criou um novo layout com o mesmo conceito, só que no lugar do musgo ele usou Anubia nana para formar a copa da árvore. Confira o vídeo do aquário com pouco mais de um mês de evolução, mas já bastante atraente.



Comentários

  1. parabens, o aquario com bonsai ficou lindo unindo as duas coisas que eu mais gosto queria tentar mais deve ser mto difícil........muito lindo

    ResponderExcluir
  2. ola boa noite.
    Estou estudar para montar um aquario e como adoro bonsais estava a pensar usar esta ideia. a pergunta é! Sera que posso usar um tronco espectacular de um bonsai seco que ca tenho em casa?
    Desde já o meus sinceros parabéns este aquario com bonsai ficou 5 estrelas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Francisco,

    Se for madeira lenhosa, livre de resinas e seca, pode usar, sim! Madeiras muito leves tendem a se desintegrar rapidamente ou dificilmente afundam, exigindo boa fixação, já aquelas que possuem resina podem ser tóxicas para o aquário, evite.

    ResponderExcluir
  4. Será que se usar madeira artificial fica legal ?

    Parabéns Felipe Oliveira,
    Grato desde já,
    Caique de Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber o que você usou como substrato.. pretendia fazer algo parecido. seu aquário ficou lindo.

    ResponderExcluir
  6. O aquário não é meu, pertence ao colega Felipe Oliveira de Portugal, você poderá encontrar todas as informações seguindo o link na matéria ou indo direto ao blog no seguinte link: http://faao.blogspot.com/2008/05/pinheiro-manso-2008.html

    ResponderExcluir
  7. Ficou magnifico!!! Que madeiras é que se podem usar num aquário? Oliveira? Videira? Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir
  8. cara como posso conseguir um desses se vc vender me fala o preço que eu pago

    ResponderExcluir
  9. quanto tempo levo para chega até esse ponto, e quanto tempo leva para para troca a água e é claro fico lindo.

    ResponderExcluir
  10. tenho um bonsai de acerola que morreu quero colocar no aquario,a madeira da acerola é bem clara acho q nao vai soltar tinta nem resina, estou tratando ele com sal grosso e agua quente,oque mais devo fazer? valeu!

    ResponderExcluir
  11. Érico, a madeira de acerola é bem lenhosa, eu mesmo já usei, ela não solta muito tinta também, pode suspender a fervura e o sal e deixa-la somente em água, isso se a madeira já estiver completamente seca, se ainda estiver verde é necessário deixa-la ao Sol até que seque completamente e só então coloca-la em água para tratar.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns!!! Até a pouco eu não sabia que era possível, juntar duas coisas que eu gosto muito. Bonsai e Aquarismo. Adorei.

    ResponderExcluir
  13. Caramba são lindos...to tentando fazer um aqui em casa. mas não tenho ideia onde comprar a Vesicularia dubyana. se alguém poder me orientar agradeço.

    ResponderExcluir
  14. Algumas Lojas
    http://www.flora-aquatica.com/ ou https://www.facebook.com/profile.php?id=100004276510386 ou
    http://www.aquasuzuki.com.br/pedidos.html

    ResponderExcluir
  15. Posso colocar um tronco de buxinho desidratado para decoração dentro do aquário ?

    ResponderExcluir
  16. Posso colocar um tronco de buxinho depois de tratado dentro do aquário ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas