Fóruns e foras...

Por volta de 1996 eu tive meu primeiro contato com algo que me atrevo a classificar como um fórum, a página de discussões da Revista Eletrônica @qua [www.aqua.brz.net era a url da revista], foi lá onde tive minhas primeiras impressões em termos de troca de experiência pela internet, a internet ainda era muito restrita. Desta época uma caixa com páginas e páginas impressas do site ainda existe aqui em casa em algum lugar. O conteúdo, conforme conferi ano passado, ao achar a tal caixa, continua muito superior ao que se pode encontrar pela net hoje.

A internet mudou, cresceu e expandiu o seu público rapidamente, surgiram novas opções e logo em seguida eu conheci a Era de Aquários e o seu fórum movimentadíssimo desde então. No começo não havia os recursos que temos hoje, não havia essa quantidade enorme de informação disponível. Uma página com bom conteúdo era (ainda é) um tesouro, afinal não tínhamos o Google naquela época. As páginas de busca eram diretórios, coisa que a molecada de hoje nem deve saber o que é.

A experiência inicial me deixou fascinado, pessoas que nunca me viram trocando experiência comigo e desmistificando um mundo novo pra mim: o aquarismo moderno. A resistência inicial foi inevitável, afinal era um mundo todo que ia pelo ralo, literalmente. A internet pra mim em termos de aquarismo foi a minha iluminação, isso não é exagero.

Infelizmente hoje não posso dizer o mesmo, as vezes participar de fóruns é enfadonho, chato mesmo... Chegando a ser irritante. Não que eu esteja cansado dos fóruns, afinal ainda tem muita gente boa. O grande problema é a quantidade absurda de pessoas que vão apenas matar o tempo e falar besteira, entupindo as salas com postagens e mais postagens absolutamente inúteis. O mais engraçado é que essa turma se sente tão a vontade que se o fórum fosse uma casa eles estariam deitados no sofá ou vendo TV com os dois pés sobre a mesinha de café. Isso é absurdo.

Às vezes até parece que a internet está "enburrecendo" as pessoas tal é o nível mental que podemos supor pelo teor das mensagens, isso quando conseguimos pelo menos ler e compreender o que o cidadão escreveu. Sem esquecer o fato de que postar um link já é até considerado um insulto, fato este que me espantou quando ao responder uma mensagem com um link o moleque me respondeu dizendo "se não vai responder não atrapalhasse a dúvida"... Dá pra crer?

Saudade do tempo que se conversava e trocava-se experiência e não abobrinhas, saudade do tempo em que um fórum era um ambiente cordial e formal ao seu modo e não um playgroud de desocupados mimados.Viva o MSN, por que pelo menos ali podemos conversar em paz.

.

Comentários

  1. Unhas reflexions que moitos nos fazemos...

    "Saudade do tempo que se conversava e trocava-se experiência e não abobrinhas, saudade do tempo em que um fórum era um ambiente cordial e formal ao seu modo e não um playgroud de desocupados mimados"

    Saudade dun pouco de tolerância e educação, pouco máis faremos sin isto.

    Abrazos.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho a mesma opinião. A mim me parece mais um problema de geração do que própriamente problema de um tema especifico como é a aquariofilia.

    Os novos utilizadores da internet parece-me que têm a opinião formada que ela serve apenas para lhes dar informação esquecendo que se não contribuem também, o ciclo se interrompe e os bons conteúdos acabam por desaparecer no meio de tanto lixo electronico. Nos fóruns de aquariofilia esse problema é mesmo gritante, enquanto que há alguns anos atrás era frequente haver trocas de experiencias e com isso muita aprendizagem, hoje em dia apenas há troca de "piropos"...é um pouco triste.

    ResponderExcluir
  3. Realmente os foruns estão cada dia mais para sala de bate-papo e alisamento de ego, ta dificil achar bom conteudo ultimamente.

    ResponderExcluir
  4. Esta postagem esta para completar 2 anos esta semana e esta mais do que atualizado ainda. Sinal de que nada ou pouco mudou.

    As vezes até acho que muita coisa piorou.

    Atualmente é mais fácil alguém lhe pedir para já trazer o resultado pronto e mastigado do Google ao invés do indivíduo efetuar a busca.

    Apesar que, muitos sequer sabem usar a busca do Google.

    Vamos ver como será daqui a mais dois anos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas