Layouts Diversos #2

Sobre aquários e fotos


Existem duas formas de se iniciar um processo criativo para o layout de um aquário plantado, a primeira e mais interessante é usar a natureza como tema, buscar um cenário e focalizar o processo criativo na elaboração de uma cena natural específica em todos os seus detalhes, como vegetação e geografia ou pelo menos, naqueles possíveis de se reproduzir.

A segunda maneira, mas nem por isso menos desafiadora, é usar um outro aquário como inspiração. A grande vantagem do segundo método reside no fato de que o desafio de representar um cena natural já foi executado, disponibilizando muitas vezes em uma simples foto detalhes da execução para alcançar aquele resultado. Muitas vezes são técnicas simples, porém muito criativas.

O aquarista que decide tomar para si um trabalho criativo e inovador deve, antes de tudo, estar atento ao que já foi feito e principalmente como foi feito. O domínio das técnicas básicas de paisagismo permite-nos  enfrentar novos desafios e enveredar por layouts que não foram explorados antes, sendo que a experiência prévia e o conhecimento das técnicas são fundamentais, bagagem obrigatória. Tenho visto muitas pessoas frustradas com o resultado das suas montagens, posso dizer com certeza que a grande maioria não está preparada para a execução dos próprios aquários, fato que se torna evidente na inexperiência que estas pessoas demostram em termos de conhecimento técnico da simples manutenção do aquário.

Aparentemente surgiu um vácuo na experiência de muitos novos aquaristas em relação ao que é um aquário e como mante-lo, o paisagismo se tornou o foco da experiência e o conhecimento técnico do aquário [química e biologia, por exemplo] ficaram absolutamente em segundo plano. Estas pessoas esquecem ou não sabem que um layout não é algo estático, uma foto bonita é apenas UM MOMENTO da existência daquele aquário, que como um ambiente vivo obedece as mesmas leis naturais que eu e você estamos sujeitos: nascemos, crescemos, evoluímos, damos frutos e em algum momento findaremos nossa existência.

Plantas aquáticas são muito dinâmicas, mesmo as mais exigentes conseguem se adaptar a fatores diversos na sua manutenção [luz, CO2, pH, nutrição, etc] com resultados variáveis no que diz respeito ao seu  desenvolvimento e florescimento. Não deveria ser tão complicado fazer as pessoas entenderem que para ter plantas exuberantes dentro do aquário é necessário que diversos fatores sejam atendidos, além disso disso é essencial conhecer s próprias plantas, suas características de desenvolvimento e necessidades ou exigências para que floresçam.

Para aqueles que estão começando ou para aqueles que já estão no meio do caminho, mas pegaram atalhos diversos, dedico esta seção do blog chama Layouts Diversos. Não é apenas uma postagem para mostrar aquários bonitos, a internet está cheia deles, minha intenção de fato é motivar, sempre que possível explicar, como estes layouts foram produzidos. Apontando páginas que possam enriquecer sua experiência como aquapaisagista.

Na observação dos layouts tente identificar as plantas e a como elas são utilizadas nestes layouts, deste modo, rapidamente você terá a capacidade de criar um layouts, tendo em vista aproveitar o máximo das características de cada planta de forma que o resultado do conjunto seja um destes fantásticos momentos de um aquário, imortalizado em uma foto e fonte de inspiração para muitos outros aquapaisagistas.

Boas montagens!

  • Forest Enchanted por Albert - Aqui o aquaristas mostra o resultado do uso de várias peças de galhos em um layout bem interessante, muitas pessoas perdem um tempo enorme na busca do tronco perfeito, alguens tem mais sorte, outros seguem esta dica de usar várias peças pequenas para formar um conjunto hamonioso.
  • Chuppy's 90cm Ongoing Journal por AnDrew- Na mesma linha do anterior, na utilização de troncos, com belíssimo resultado.
  • 75 gallon rimless por Matt - Uma das dúvidas mais recorrentes entre aquapaisagistas é qual carpete utilizar em cada montagem, você precisa mesmo de uma só planta carpete tendo tantas alternativas?
  • 350L Plantado Vs Discos ' Aquajournal - Amazonic por FAAO - Isto é o que posso chamar de postagem completa, o Felipe mostra não só como montou o layout, ele mostra como construiu o aquário. Este Felipe sempre consegue impressionar a gente. Go Felipe!
  • 200G Mixed South America and Asian por  Jeroen - O melhor de dois mundos em um só, mas isso é um Nature, um Biótopo ou Holandês? Vários detalhes são Natures, os conjuntos são similares aos holandeses e a inspiração é amazônica. Que Mix!!! Discussões a parte, o aquário ficou muito bom.
Um link de brinde, seguindo a linha da postagem anterior, um paludário em desenvolvimento:

É isso ai pessoal, até o próximo Layouts Diversos.

.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas