novembro 10, 2009

O que é o Nature Aquarium?

Acompanhe este relato pessoal do Sr Amano, minha tradução pessoal do seu primeiro artigo para o Aqua Journal Online. Muitas dicas preciosas em um texto simples e fácil de ler.

Nature Aquarium - Um layout aprendido com a natureza
Um aquário que é plantado com plantas aquáticas e criado por sua beleza é amplamente conhecido como um "layout com plantas aquáticas". No entanto, um Nature Aquarim é um layout com plantas aquáticas em um sentido mais amplo, existem algumas diferenças em termos de conceitos e técnicas quando comparado com outras metodologias de aquários plantados. A primeira é sua profunda relação com natureza, como indica a palavra "Nature". Um dos princípios básicos do Nature Aquarium é "aprender com a natureza". Isto tem basicamente dois significados: Primeiro é aprender com a natureza e incorporar ao layout. Existe um sem número de belíssimas paisagens naturais. Segundo, uma composição natural é criada usando rochas e troncos em um aquário, a sensação de naturalidade é produzida com plantas aquáticas como se tivesse arrancado um pedaço de uma das mais lindas composições naturais. Assim com uma paisagem natural muda com as estações, o layout aquático também muda com o crescimento das plantas aquáticas. No Nature Aquarium o layout também cresce mais bonito conforme o tempo passa e as plantas aquáticas se desenvolvem.

O conceito de Ecossistema
Outra coisa que aprendemos da natureza e incorporamos no Nature Aquarium é o conceito do ecossistema. O ecossistema é a inter-relação de plantas, animais e o ambiente que existe na natureza. Flui energia e ocorrem ciclos de elementos dentro do sistema. Todas as coisas vivas são classificadas como produtores, consumidores e decompositores no conceito de ecossistema. Estes constituintes correspondem as plantas aquáticas, peixes e microrganismos no Nature Aquarium. Os produtores são aqueles que possuem clorofila, realizam fotossíntese e liberam oxigênio na água. Peixes e microrganismos usam o oxigênio para respiração. Consumidores são geralmente animais que comem as plantas e outros animais. Apesar da maioria dos peixes corresponderem a isto, comida deve ser provida por seus detentores. Decompositores são principalmente microrganismos como fungos e bactérias. Eles mantêm a boa qualidade da água ao decomporem os resíduos dos peixes e os restos de comida e fornecem nutrientes para as plantas aquáticas. O ambiente do Nature Aquarium se estabiliza quando plantas, peixes e microrganismos existem em equilíbrio.




Manutenão do Nature Aquarium
A escala do ambiente de um ecossistema natural é grande e os tipos e o número de organismos são vastos. Em contraste, desde que um Nature Aquarium é criado dentro do limite de tamanho de um aquário, há um limite para os tipos e números de plantas aquáticas e peixes que podem ser usados. Todavia, os tipos de plantas aquáticas, sua área de plantio,  os tipos e número de peixes são um elemento muito importante para manutenção do Nature Aquarium. Especialmente problemático é o surgimento de algas. As algas que crescem dentro do aquário, nas folhas das plantas aquáticas ou na superfície de pedras e troncos, muitas vezes são chamadas de lodo. Se um aquário está coberto por algas, ele é não só desconfortável de ver, elas podem comprometer o crescimento das plantas aquáticas a longo prazo. No Nature Aquarium as plantas aquáticas são cultivas densamente para consumirem o excesso de nutrientes na água, e o número de peixes é limitado a uma quantidade adequada ao tamanho do aquário e ao volume de plantas aquáticas para evitar este problema. Em adicional, alguns organismo que comem algas, como o Camarão Takashi Amano (Caridina japonica - Yamato Numa Ebi) e o Comedor de Algas Siames (Crossocheilus siamensis - Flying Fox) são adicionados ao aquário para manter um layout bonito sem surgimento de algas. Estes são conhecimentos aprendidos com a natureza para manter o Nature Aquarium.

A concepção do layout
A primeira tarefa para criação de um Nature Aquarium é pensar a respeito da concepção do layout. Embora isso possa parecer uma coisa óbvia, a forma de montagem do substrato até o tipo de iluminação variam muito dependendo do tipo de layout, a concepção precisa ser claramente definida no estágio inicial, na ocasião. Por exemplo, deve-se decidir entre rochas ou troncos como materiais principais de composição, ou se o aquário será aberto no alto com as pontas dos troncos emergindo na superfície. Para aquário abertos no alto uma luminária do tipo pendente será necessária. A escolha dos materiais do substrato e a forma como o substrato será montado depende dos tipos de plantas aquáticas e da areia que será utilizada no primeiro plano. Embora não seja necessário decidir quais plantas aquáticas serão usadas desde o início, é importante gastar tempo suficiente na fase de concepção, umas vez que é muito difícil mudar a fundação e a estrutura do layout depois. Nós recomendamos que você examine a concepção do seu layout completamente usando nossos trabalhos anteriores e seus dados de referência se você está tentando criar um Nature Aquarium pela primeira vez.

A seleção de um aquário
A seleção de um aquário é essencial para o Nature Aquarium. Um aquário vem em diversos tamanhos e modelos. Os principaos materiais usados são vidro e acrílico. Um aquário de vidro que mantêm uma alta transparência por um longo período de tempo é muitas vezes usando no Nature Aquarium. Tanques em acrílico, embora ofereçam flexibilidade em tamanhos variados, eles arranham facilmente e sua transparência diminui com o passar do tempo de uso. Um aquário de modelo simples sem molduras em suas bordas que bloqueiem a visão do layout é adequado para o Nature Aquarium, o que tem lugar importante na expressão de uma sensação de naturalidade. Em adicional, o tamanho e a razão da largura/comprimento influenciam o tipo de composição e o layout como um todo. De modo geral é fácil produzir um layout para um aquário de 60cm ou 90cm, uma vez que estão prontamente disponíveis e as suas proporções trazem estabilidade para o layout. Aquarios com 1,20m ou 1,80 são adequados para o Iwagumi por causa da sua razão panorâmica. Em contraste, um aquário alto é adequado para um layout poderoso no qual troncos são arranjados tridimensionalmente.

Onde por o aquário
Qualquer aquário pode se quebrar ou vazar se não for instalado corretamente. Uma superfície plana e resistente que seja livre de deformações é necessária para a instalação segura. Suportes para aquários como o Garden Stand ou armários de madeira oferecem esta condição. Um aquário deve ser colocado sobre um suporte que por sua vez precisa de um piso firme. O aquário deve ser verificado com um nível para ter certeza de que esteja nivelado. Se não estiver nivelado deverá ser ajustado o nível usando os ajustes do próprio móvel ou, ainda, usando uma chapa de madeira cortada embaixo do móvel. Se uma manta de apoio* for coloca entre o aquário e o tampo de apoio isto irá compensar qualquer pequena deformação, permitindo usar o aquário com maior segurança. Mesmo um aquário pequeno não deve ser colocado diretamente sobre um rack de aço, armário ou outra mobília ordinária. Uma vez que não foram projetados para suportar um aquário, eles podem não ser capazes de suportar o peso do aquário ou eles podem deformar ou encurvar-se devido a baixa resistência e causar uma rachadura no aquário. Não esqueça que um aquário pode comportar desde alguns poucos quilogramas até algumas centenas de quilos.




Aguarde o próximo: Projetando um Nature Aquarium por Takashi Amano.

.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Related Posts with Thumbnails