abril 16, 2010

Iwagumi (talvez) o guia definitivo

Muita gente tem sérias ressalvas à respeito da técnica Iwagumi, aquascaping com rochas, intriduzida mundialmente pelo nosso conhecido mestre Takashi Amano. Por anos as únicas referências sobre o estilo eram um ou outro post em fóruns e blogs obscuros pela web, a maioria traduzidos do japonês para o inglês ou português por ferramentas online, com resultados pra lá de questionáveis.

Hoje o estilo consagrado pelo Sr Amano em suas montagens é muito popular, é fácil encontrar discussões sobre o estilo, porém a demanda por informações mais aprofundadas não parou de crescer. Então a ADA, sensível a esta necessidade, lançou finalmente no ano passado o seu site [www.aquajounal.net] voltado a nós pobres mortais que não sabem ler japonês.

O site contém material muito amplo e rico, para qualquer aquarista que deseje ampliar seus horizontes, e conta com um guia bastante aprofundado sobre Iwagumi:


Aviso aos desavisados: Iwagumi é uma arte japonesa e tem uma relação intrínseca com o estilo Nature Aquarium, e as peculiaridades típicas da cultura japonesa em suas formas particulares de arte representativa, neste caso com rochas, que se relacionadas a filosofia, modo de vida e espiritualidade baseados na observação da natureza, além de milhares de anos de tradição. Como ocidentais nós não somos obrigados a compreender profundamente sua filosofia, mas convém pelo menos um estudo superficial de modo a ter argumentos em que basear uma opinião concreta sobre o tema, além do caráter obrigatório de estudo (pelo menos em teoria) para quem deseja realmente se especializar no estilo Nature, mas é sempre bom destacar que os quesitos estéticos do estilo também se aplicam a montagem de vários outros tipos de aquários ou layouts.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Related Posts with Thumbnails