Como o Neon Tetra muda de cor?

O Neon, Paracheidon innessi, é uma dos peixes mais populares no aquarismo e quem já observou bem o peixinho conhece as suas não tão sutis mudança de cores da linha abdominal. Isto sempre foi muito familiar a qualquer aquarista mais atento, mas até pouco tempo não se sabia como ele conseguia fazer isso. Clique na imagem ao lado para ver maior.

Cientistas descobriram que dentro das escamas abdominais do Neon existem algumas células que funcionam como uma espécie de persiana, de acordo com o ângulo destas células a luz incidente é refletida em uma cor diferente. Mudanças sutis do ângulo resultam em mudanças acentuadas de cor, 12º é azul e 16º é amarelo. O mecanismo é tão simples que pode ser adaptado para criar produtos que mudem de cor. 

Apesar de saber como a cor muda os cientistas ainda não descobriram como o Neon consegue mudar o ângulo destas células, mas sabe-se que o Potássio está envolvido na mudança de cor, uma espécie de chave química, células abdominais examinadas no microscópio mudam a luz para o amarelo ao serem estimuladas com o elemento.

A natureza e seus mistérios tão simples e tão complexos como só ela é capaz de nos apresentar.

Com informações da NewScientist

Comentários

  1. Muito legal esse artigo do Journal of Royal Society Interface, ja tinho lido o mesmo! Pensava até em fazer uma postagem do assunto...rsrs...
    Que bom que você ja fez!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas