junho 20, 2010

Opção para carpete: Elatine hydropiper

Elatine hydropiper é uma pequena minúscula planta aquática nativa da Europa, apesar de ser uma planta conhecida a bastante tempo só agora ela está se popularizando na Europa, sendo muito raramente achada no Brasil, o que pode estar para mudar. 

A Anubias, produtora de plantas da Itália, incluiu a E. hydropiper no seu catálogo, aparentemente conseguiram adaptar a espécie a condições de cultivo, provavelmente por seleção. Conhecida de muito tempo, uma vez que tem uma ampla distribuição no continente europeu, no entanto sempre foi considerada uma planta de cultivo extremamente difícil, sua adaptação ao aquário era precária, perecendo muito rapidamente com pouco desenvolvimento. 

A primeira vista a Elatine guarda muitas semelhanças com a popular Glossostigna elantinoides, por foto muitas pessoas são incapazes de diferencia-las, mas lado a lado a situação é bem mais simples, pois a Elatine tem dimensões muito mais reduzidas que a Glossostigna, na verdade suas folhas chegam a ter apenas 1/10 do tamanho de uma folha de Glossostigna elantinoides, sendo portanto uma excelente candidata para aquários de pequeno porte onde até a Glossostina chega a ser grande.

pH ideal de cultivo:  6,4 -7,0
Suportando pH de 4,0 a 8,0
Temperatura ideal: 16º a 26ºC
Exigência de CO2: Alta

Fotos de Oliver Knott.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Related Posts with Thumbnails