Iwagumi Styles


A técnica japonesa de criação de layouts com rochas, chamada de Iwagumi, sempre foi e será um desafio para todos os que se aventuram no mundo dos aquários estilo Nature Aquarium. Apresentada ao mundo na década de 90 pelo mestre Takashi Amano, a técnica sempre fascinou, desafiou e tirou o sono de muitos ocidentais, uma vez que baseia-se em um senso estético muito diverso do nosso, além de seus desdobramentos filosóficos e até mesmo religiosos muitas vezes obscuros, mas essenciais em sua fundamentação. 

Já conhecida de muitos por meio dos mundialmente famosos jardins de rochas japonesas, foi portada para os aquários plantados e fez um estrondoso sucesso desde que suas primeiras fotos começaram a aparecer na internet, deixando a muitos ávidos por informações sobre como recriar aqueles layouts magníficos, tarefa não muito fácil como muitos descobriram. As informações, ou melhor, a falta de informação sempre foi a pedra no sapato de todos, a ADA só muito recentemente decidiu ampliar a oferta de informações a respeito do Iwagumi sobre sua própria perspectiva, que apesar de tradicional é aberta a inovações como poderemos conferir a seguir. 

O site AquaJournal.net veio preencher essa lacuna de informações trazendo um conteúdo sucinto e acessível. Em sua mais nova atualização a ADA demostra as variações de estilo do Iwagumi. Abaixo você pode conferir a série completa de estudos da técnica, em inglês:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas