Biofilme: Filme de óleo na superfície do aquário

Acabei de ver uma pergunta respondida pela ADA que é uma das mais frequentes em qualquer fórum de discussão de aquarismo, então fiz uma rápida tradução para postar aqui. A pergunta trata do famoso biofilme ou filme de óleo/gordura/nata que se forma na superfície do aquário.

P) Eu tenho um problema com filme de óleo. O que eu devo fazer? O que causa o filme de óleo?


R) O biofilme ou óleo de superfície é causado por bactérias crescendo a partir da proteína remanescente da alimentação dos peixes, excrementos dos próprios peixes e excesso de suplementos nutricionais que não foram decompostos pelas bactérias do sistema de filtragem, e por isso flutuam na superfície da água. Biofilme na superfície da água indica um problema microbiológico no sistema de filtragem do aquário. Além disso, a superfície dos aquários com layouts de plantas aquáticas raramente tem muitas ondulações, a fim de evitar que o CO2 injetado escape, esta condição pode levar a uma superfície de água estagnada propensa a formação do biofilme. 

No caso de ocorrência crônica de formação de biofilme, enxágue a mídia do sistema de filtragem com água do próprio aquário, pois há suspeitas de entupimento das mídias biológicas ou condições de deterioração do sistema de filtragem, verifique. Adicionalmente a isto, dê início a aeração com um aerador ou com queda d'água durante a noite ou ainda um skimmer de superfície. Outra medida preventiva é adicionar alguns peixes que tem a boca virada para cima, como as Molinésias, pois seus hábito de abrir e fechar a boca na superfície ajuda a limpar a película formada.

Skimmer de Superfície VUPPA da ADA

Mais perguntas respondidas (em inglês) aqui:
http://www.aquajournal.net/qanda/

Fato interessante, no texto original em inglês a ADA faz referência a um produto do seus sistema de filtragem, o Lily Pipe de outflow (retorno), que é a peça em vidro que fica no retorno do filtro, a orientação é elevar o Lily Pipe para criar movimentação e oxigenar a água com a queda que se forma. O detalhe é que o Lily Pipe mesmo completamente submerso criar uma espécie de pequeno vortex ou turbilhão na superfície da água, esse movimento aparentemente é um efeito proposital para evitar que a camada de água estagnada mencionada no texto acima se forme.

Lilly Pipe saída de água em forma de funil

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas