Bucephalandra sp

Olhe atentamente para esta foto e admire a mais nova planta aquática que você vai querer ter no seu aquário:

Clique para ver maior
A Bucephalandra é um gênero de plantas da família das Aráceas, assim como Anubias, Cryptocorynes, etc. natural do Bornéu, não está claro quantas espécies oficiais existem, por que a maioria conhecida até agora sequer possuem identificação oficial. Na foto acima podemos ver duas espécies cobrindo o substrato sob os troncos do lado esquerdo e todo a porção frontal do lado direito. 

Bucephalandra sp. "Sekadau"
Algumas espécies são incrivelmente semelhantes a Crypotocrynes e outras com Anubias, elas florescem submersas e também como suas primas as variedades são bem distintas, folhas lisas ou dentadas, largas ou estreitas, curtas e longas, as vezes lembrando crescimento em roseta e as vezes com caule ereto. Uma ótima adição para nossa lista de plantas.

Bucephalandra sp. "Batang Ai"
Não tenho informações se alguém já possui exemplares no Brasil, mas nos EUA ela já chegou timidamente desde o ano passado entre os aficionados colecionadores de novidades aquáticas, ainda não é conhecida do grande público e aparentemente não há meios oficiais (leia-se certificado fitosanitário) de traze-la. As poucas informações disponíveis fazem crer que ela é exigente em termos de CO2 e iluminação, mas seu cultivo não chega a ser dos mais difíceis, sendo compatível com bons setups já estabelecidos.

Vamos ver se ela aparece por aqui.

Comentários

  1. Sei que o post é antigo, mas chegou discretamente no Brasil. A poucas semanas eu visitei um colecionador que estava com algumas plantas de umas 4 ou 5 populações. São show de bola!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas