Max o Iwagumi

O CAE, Colectivo Acuadiseño Español, nos presenteia mais uma vez com um layout digno de nota. 

O layout de Manuel Recarey atrai os olhos como um ímã atrai um pedaço de metal. O iwagumi tem uma força tremenda e as plantas apenas reforça essa sensação de força fazendo com que os olhos sejam guiados pelo layout. O espaço vazio completa o conjunto. Lembrem-se sempre o vazio é um elemento de composição, assim com a luz e as sombras também o são. O que seria do renascimento sem estes dois elementos preciosos?

O layout possui todos estes elemento muito bem equilibrados, é um aquário realmente cativante. Os únicos poréns do layout, em minha humilde opinião, são: a poda um tanto mecânica da Eleocharis que emoldura o fundo do aquário, na foto passa um pouco desapercebido, mas certamente ao vivo a sensação de falta de naturalidade deve ser bem mais presente, um trabalho com outra espécie de Eleocharis menor e desníveis do substrato teria agredado muito valor ao layout. O conjunto de Eleocharis que forma o arco também está muito compacto, a falta de algumas poucas mudas desfiando-se do tufo principal dá a impressão de que as plantas foram manualmente agrupadas, faltou ai um pouco de leveza justamente por ter ficado denso em demasia e pela falta de plantas mais irregulares a sua volta. 

Estas são observações minhas que certamente seriam feitas se estivesse julgando o layout, de forma alguma estou querendo diminuir a beleza e o reconhecimento pelo belo trabalho de Manuel. São pequenos detalhes como estes que as vezes fazem com que aquário magníficos naufraguem em concursos, cada detalhe é essencial.


Para ver mais fotos e detalhes do layout clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas