Echinodorus renomeadas

Por mais que a gente tente as vezes é difícil acompanhar as atualizações de nomenclatura de plantas e animais, as mudanças hoje em dia são tão rápidas que escapam facilmente da nossa atenção, não a toa me surpreendi hoje ao perceber em um vídeo que umas Echinodorus fora reclassificada e por isso agrupadas em um novo gênero das Alismataceas, temos agora o gênero Helanthium com as seguintes espécies:
  • Echinodorus bolivianus > Helanthium bolivianum 
  • Echinodorus tenellus > Helanthium tenellum 
  • Echinodorus zombiensis > Helanthium zombiense
O grifo é meu só para chamar atenção para sutileza da renomeação.

H. tenellum (E. tenellus)
Os nomes antigos tornaram-se inválidos? Não, mas eles perderam o status, agora são apenas sinônimos, portanto a referência correta para quem precisar referenciar as espécies deve ser o novo gênero Helanthium.  Uma das plantas aquáticas mais populares hoje em dia mudou de nome desde 2007, a Echinodorus tenellus agora atende pela alcunha de Helanthium tenellum, anote ai no seu caderninho.

Certamente ainda teremos muitas novidades no futuro, com o avanço dos estudos genéticos mais e mais espécies são reclassificadas todos os anos, trocando de gênero ou até criando novos gêneros. Por exemplo, a Echinodorus nymphaepholia (desculpe, não achei foto e nunca nem tinha ouvido falar nela) foi reclassificada pelo mesmo estudo e agora compõe um novo gênero monotípico (única espécie) chamando-se Albidella nymphaeifolia.

Referências:
The Planted Tank: Runner-growing swords renamed!
Cladistic analysis of Echinodorus (Alismataceae): simultaneous analysis of molecular and morphological data.
Kew Royal Botanic Garden: The Plant List: The genus Helanthium is in the family Alismataceae in the major group Angiosperms (Flowering plants).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas