agosto 14, 2011

Echinodorus renomeadas

Por mais que a gente tente as vezes é difícil acompanhar as atualizações de nomenclatura de plantas e animais, as mudanças hoje em dia são tão rápidas que escapam facilmente da nossa atenção, não a toa me surpreendi hoje ao perceber em um vídeo que umas Echinodorus fora reclassificada e por isso agrupadas em um novo gênero das Alismataceas, temos agora o gênero Helanthium com as seguintes espécies:
  • Echinodorus bolivianus > Helanthium bolivianum 
  • Echinodorus tenellus > Helanthium tenellum 
  • Echinodorus zombiensis > Helanthium zombiense
O grifo é meu só para chamar atenção para sutileza da renomeação.

H. tenellum (E. tenellus)
Os nomes antigos tornaram-se inválidos? Não, mas eles perderam o status, agora são apenas sinônimos, portanto a referência correta para quem precisar referenciar as espécies deve ser o novo gênero Helanthium.  Uma das plantas aquáticas mais populares hoje em dia mudou de nome desde 2007, a Echinodorus tenellus agora atende pela alcunha de Helanthium tenellum, anote ai no seu caderninho.

Certamente ainda teremos muitas novidades no futuro, com o avanço dos estudos genéticos mais e mais espécies são reclassificadas todos os anos, trocando de gênero ou até criando novos gêneros. Por exemplo, a Echinodorus nymphaepholia (desculpe, não achei foto e nunca nem tinha ouvido falar nela) foi reclassificada pelo mesmo estudo e agora compõe um novo gênero monotípico (única espécie) chamando-se Albidella nymphaeifolia.

Referências:
The Planted Tank: Runner-growing swords renamed!
Cladistic analysis of Echinodorus (Alismataceae): simultaneous analysis of molecular and morphological data.
Kew Royal Botanic Garden: The Plant List: The genus Helanthium is in the family Alismataceae in the major group Angiosperms (Flowering plants).

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Related Posts with Thumbnails