IAPLC, Concursos e suas polêmicas


Todo concurso por mais isento que seja sempre, mas é sempre mesmo, sem exceção, alguém vai reclamar, achar um defeito ou duvidar da seriedade da organização, posso falar com propriedade sobre isso. :D Claro que com o International Aquatic Plants Layout Contest, mais conhecido como IAPLC, não seria diferente. 

O "caso" deste ano é bem emblemático. Um usuário da Ucrânia postou no fórum Aquascaping World, mais precisamente no tópico onde os usuários estão divulgando seus trabalhos e classificações, a foto do seu aquário que foi classificado em 110º. Uau, nada mal, não é? Estaria tudo ótimo "se" o aquário em questão não fosse uma cópia fiel de um layout da própria ADA, por falta de conhecimento já sabemos que não foi o motivo dele não ter alcançado uma classificação mais alta com uma aquário original, afinal não é qualquer pessoa que tem essa capacidade de reprodução, mas este não é foco aqui.

Nada mau.

O legítimo, que não solta as tiras.

A discussão começou por lá e migrou para o twitter onde começaram a questionar o fato de um trabalho "do próprio Amano" (oi?) ter ficado em 110º, o absurdo prosseguiu com comentários do tipo: "Acho que o próprio Amano não ficaria entre os Top 20 do concurso". Além do questionamento em termos de originalidade e criatividade, sinceramente é preciso realmente nunca ter julgado qualquer coisa na vida para não saber que é impossível um juiz conhecer cada aquário que participou das ultimas 10 edições do IAPLC, alguém faz as contas de quantos aquários são? 

É aqui que eu pego o gancho da conversa, afinal, alguém realmente acha que todos os trabalhos do Amano são imaginados, elaborados e desenvolvidos pensando em participar de um concurso. Não, tenho certeza disso. Gostaria de chamar atenção aos meus caros amigos aquascapers que nosso hobby não é um concurso de misses, e não precisamos estar neste frenesi insano de tornar cada novo layout algo digno de registro para história da humanidade. Ok, estou exagerando, eu sei... Mas convenhamos, as vezes acho que estão querendo transformar o aquascaping numa competição emotiva demais em que cada aquário se não for para ficar entre os X mais do concurso Y não é digno de nota. Convenhamos, não é bem assim que as coisas funcionam, não é necessariamente um primeiro lugar ou um Grand Prize que será aquele aquário lembrado, muitas vezes os meus preferidos não estão nem no top 20. Infelizmente concurso, seja de sabonetes decorados ou aquários plantados, meche com um item muito volátil e não estamos falando de suplementos, mas de egos, muitas vezes inflados em demasia. Não vamos chegar a este ponto, certo povo?

Curtam seus aquários.








Comentários

  1. Pois é, eu mesmo já questionei algumas coisas em concursos e me provaram o contrário, as vzs a falta de informação pode provocar polêmicas, e existe "mimimi" em todos os locais e desmotiva qualquer um, se não souber relevar certos comentários.

    Abraços meu caro,
    André Albuquerque

    ResponderExcluir
  2. "He himself (the author of copies) may be pleased, but a world from this "masturbation" did not become richer". (http://nataboa.blogspot.com/2011/06/blog-post_21.html ) - I think this is a good output

    ResponderExcluir
  3. Dear Mr Anonymous,
    I think you do not read in Portuguese as well as I do not read anything in Russian, but even using a bad translation from Russian into English and from Portuguese into English you can see that Natalia and I approached the subject very differently each other.

    I appreciate your concern to keep the web a more pleasant living space.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, não poderia ter sido melhor nas suas colocações. Não gosto da maioria das montagens do Takashi Amano (embora sei da sua grande importância à Aquariofilia mundial, respeito e admiro muito o seu trabalho principalmente pela qualidade). Não gosto muito de concurso, não entendo nada de concursos, apesar de participar sempre que posso, acredito que os concursos ajudem a desenvolver um aquarismo com mais qualidade. Monto meus aquários pra mim, pra que me satisfaçam. Compartilho com você do sentimento de que nem sempre os primeiros colocados são os que me mais me agradam. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas