Aquários de Antigamente

Aqueles aquaristas mais ávidos por conhecimento certamente já pesquisaram algo sobre a história do aquarismo, sua origem e evolução até os tempos modernos. Na internet há vários sites contando um pouco dessa história, aqui tem um artigo bem interessante. Outro dia postei um artigo sobre um momento que considero um marco na história do aquarismo moderno: A utilização do CO2 em aquários, vale a pena ler.

Estes dias topei com imagens de alguns aquários antigos em um site de leilões, na verdade são réplicas de aquários antigos, mas que ilustram bem como eram os aquários em um período bem longe no tempo, mais precisamente na Inglaterra na Era Vitoriana, meados do século XIX e início do século XX.

Aquário em ferro fundido, Período Vitoriano
Naquele momento os aquários ainda não dispunham de qualquer estrutura de suporte e na sua maioria não passavam de um taque com água e alguns peixes, que certamente não deviam durar muito tempo.



As fotos acima são réplicas de aquários de século atrás, mas nos dão uma perspectiva do que havia naquele momento. Ainda estes dias fazendo algumas buscas eu me deparei com o PDF de um livro que está na biblioteca da Universidade de Cornell, e seu eu não estiver enganado sua edição é de 1853, o título do livro é "Ocean gardens: the history of the marine aquarium and the best methods now adopted for its establishment and preservation", abaixo eu reproduzo respectivamente as páginas 53 e 59 onde é possível observar o estilo de aquário da época, só não se deixe enganar pela beleza da ilustração pois afinal é uma ilustração, a realidade na época era outra bem distinta.


O livro pode ser visto abaixo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas