Esculpindo Rochas

Há muito tempo eu alimentava suspeitas de que algumas rochas usadas em aquários asiáticos tinham um padrão um tanto diferente do que eu esperava de alguma rocha natural, não que não fosse bonita, apenas me parecia ser perfeita demais para algo como... bem, uma rocha. Por acaso topei com estas imagens enquanto conversava com o Adriano Nicácio exatamente sobre esta minha suspeita.

A rocha abaixo é do tipo vulcânica, por isso porosas e "mole" em relação a outros tipos de rochas como o granito, não é a toa que ela é facilmente escavada, não que isso fosse nenhuma novidade, pois já havia visto pela internet vasos feitos dessas mesmas rochas, além do próprio Amano ter usado rochas com vasos escavados nos novos aquários da ADA Gallery montados no ADA Seminar, como mostrei neste link. Mas este tipo de trabalho onde se esculpe a pedra eu realmente ainda não tinha visto.





Como podemos ver acima não é nada que as ferramentas certas e um pouco de habilidade não possam fazer. Agora fico ainda com uma dúvida. E aquelas outras pedras, são todas tão lidamente naturais ou nossos amigos asiáticos andam dando uma mãozinha e acelerando o processo em alguns milhões de anos?

É ou não é? Heis a questão - Foto by Zero Aqua




Comentários

  1. Nem tudo que brilha é ouro, ou seja, creio que algumas coisas acabam sofrendo a interferência humana

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse artigo, Só o fato de saber disso ja nos abre um leque de opções em nossas montagens, claro que isso não é uma pedra em seu formato natural, mas ja nos proporciona um pouquinho mais de recurso que que aqui no brasil é bem limitado.
    Eu ja quebrei pedras nas minhas montagens, nada tão drastico quanto isso, mas ja pequei um basalto preto sem forma nenhuma (paguei barato por isso) e marretei ele até conseguir diversas fragmentos em formatos mais interessantes que o anterior.
    OBS: não aconselho fazer isso sem proteção, a rocha é extremamente dura e afiada, uma lasca que voa pode segar.
    Mas acredito que a grande maioria das roxas que usam são naturais, possuem buracos e formas que só um artista conseguiria. Porem é só uma suposição.
    Abrs. Parabéns pelo artigo Alex.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas