Wabi Kusa é feito de que?


Emerso                                                                   Submerso
Atualização 1 e 2: ver nota no final do artigo.

Todo mundo com que já conversei sempre teve essa curiosidade, e aqui mesmo no site já postei vários artigos sobre Wabi Kusa entre eles o artigo Kokedama Arte Ancestral que explica de onde veio o conceito do Wabi Kusa. 

Se você leu o artigo acima já sabe que a base do Wabi Kusa é o Kokedama que por sua vez é uma base para plantas emersas e não para ser submergida completamente em água, a forma como o Kokedama é preparado é muito simples e na internet existem vários guias, recomendo este artigo sobre Como Fazer Kokedama.

Mas o Wabi Kusa vai além da proposta do Kokedama original, uma vez que sua função excede a simples utilização como base para plantas emersas, eles podem ser completamente submergidos e usados inclusive para criar layouts baseados na técnica. A composição do Wabi Kusa portando é um pouco diferente do Kokedama tradicional e nós nunca soubemos realmente o quanto ou como ele é "diferente". Uma postagem em um blog japonês veio para jogar um pouco de luz no assunto.

O Wabi Kusa difere bastante do Kokedama tradicional na composição da base, veja as imagens abaixo. No artigo em japonês, cuja tradução não ajuda tanto quanto seria desejável, o autor especula sobre a utilização de algum tipo de fertilizante sólido, em pastilhas ou algo do tipo como os de bonsai que se diluem lentamente, a base é composta de pedras (seixos) que são moldados e mantidos unidos por uma densa mistura de musgos e turfa firmemente amarrados com linha própria, que no caso deve ser algum material sintético para não se decompor e manter o conjunto firme e o musgo ao se desenvolver simplesmente ocultará toda a amarração. Nesta outra postagem o autor executou exatamente este procedimento para criar seu próprio Wabi Kusa, o resultado é perfeito.




Emerso ou submerso o efeito da técnica é muito bom, se faltar inspiração pesquise por imagens no Google usando a palavra Kokedama, você vai se surpreender.

Já na madrugada de Domingo a ADA transmitiu ao vivo a montagem de um aquário pelo Takasji Amano & Equipe, um aquário enorme de 2,40 x 60 x 60 e para nossa surpresa ele utilizou várias peças de Wabi Kusa para montar a parte traseira do layout, o blog Nature Aquarium já postou  um ótimo registro vá lá ver. Algumas fotos:




Mais fotos no link lá acima no texto. Foi uma noite movimentada, o chat da transmissão ao vivo estava lotado com pessoas do mundo todo, a ADA está realmente reunindo o mundo em seus eventos via internet, ótimo para nós que temos oportunidade  de ver e aprender direto do próprio Amano. O vídeo da transmissão de hoje será editado e disponibilizado em breve no Youtube, aguarde!

Atualização 1: Um leitor japonês enviou sugestões de links bem interessantes, confira nos cometários.

Atualização 2: No ADA View foi publicado mais um vídeo sobre Wabi Kusa, desta vez falando sobre suas vantagens e facilidade de uso, algumas delas logo abaixo.
  • Plantas já desenvolvidas, fortes, saudáveis e sem pesticidas;
  • Raízes bem desenvolvidas por toda a base;
  • Pronto para usar, basta apenas posicionar no substrato;
  • Cada peça tem mais plantas que um porção padrão da mesma planta em vaso;
  • As plantas crescem densamente depois de usadas no aquário, veja no vídeo.


Atualização 3: No Youtube há uma série de vídeos ensinando a técnicas, claro que a maioria está em japonês, mas observando atentamente é possível criar o seu próprio Wabi Kusa, pois não é difícil fazer um Kokedama como podemos ver nos vídeo abaixo:

O primeiro é o mais didático que achei e tem muitas informações, inclusive o nome das espécies usadas para criar o Wabi Kusa.









Alguns vídeos não ensinam a fazer, mas são cheio de excelentes exemplos do que pode ser feito, para sua inspiração:



Comentários

  1. Hello
    Because there were many people who visited my blog from your blog, I visited it.
    Do you look for how to make "Wabi Kusa?"
    Many Japanese think about how to make "Wabi Kusa" and practice it.

    I do not know whether you serve as a reference, but please watch the following URL. (Japanese blog)

    ttp://acrylicaqa.exblog.jp/10252941/

    ttp://porinkytriangle.blog107.fc2.com/?tag=%D0%C9%A4%D3%C1%F0

    ttp://plaza.rakutenco.jp/9roneko/diary/201107170000/

    ResponderExcluir
  2. Thank you Pxyg!

    Your links are very appreciated!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas