Filtro HMF (Hamburger Matter Filter)


Temos mais uma opção para incluir na lista: O filtro HMF. A minha curiosidade sobre o filtro HMF surgiu quando eu me deparei com estas fotos no Facebook, aqui eu vou compartilhar com vocês o que eu descobri à seu respeito.

Esta é mais uma opção de filtragem barata e fácil de ser implementada, a qual poderá ser construída por você mesmo em sua casa. Não é uma opção que irá atender a todas as necessidades e que por isso possa ter uma aplicação muito ampla, mas antes é uma solução simples, criativa e acessível para situações específicas como aquários de invertebrados [alguém leu camarões?] que precisam de uma boa filtragem biológica e uma circulação bem suave, esta solução vem para atender esta necessidade.

Uma Curta Longa História dos Filtros HMF

O Filtro HMF aparentemente é uma invenção Alemã, o seu nome é uma sigla de Hamburger Matten Filter. Matten refere-se a folhas de esponja, mas não qualquer espoja, são aquelas esponjas cujos poros são abertos e permitem um fluxo constante de água, esse tipo de esponja é inerte e pode ser encontrada em boas lojas do ramo e em lojas de produtos para piscinas e possuem cores variadas e espessuras idem. Ainda existe uma variação chamada HMEF [Hamburger Matter Eck Filter] que é o mesmo filtro adaptado para o canto do aquário, veja os dois modelos lado a lado:

Filtro HMF
Filtro HMEF
São filtros aparentemente bem populares na Alemanha, em partes da Europa e na Ásia, mas relativamente desconhecido dos demais. 

Quais as Vantagens?

A pirncipal vantagem desse filtro é oferecer uma generosa filtragem biológica, visto que o volume interno da esponja por si só oferece uma grande área de fixação para nossas importantes bactérias fixarem-se, junte-se a isso o fato de que a área interna do filtro poderá ser preenchida com outras mídias biológicas de alta capacidade e o que você tem é um excelente filtro biológico prático, simples e relativamente barato.

Acho que isso é o suficiente para encorajar qualquer um a fazer algumas pesquisas no google e aproveitar mais uma opção de filtragem tão simples quanto valiosa, por isso não estarei postando aqui um guia passo a passo, mas deixarei alguns links que deverão atender a necessidades daqueles que se decidirem conhecer melhor o projeto, e quem sabe fazer um. Heis os links:

O Google tem mais a oferecer, boa pesquisa! 

Dica: No Youtube também há muitos vídeos mostrando como fazer o filtro.

Até mais!

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Todos os comentários serão lidos e só então aprovados para publicação, ou não.

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas