ADA Terra Base: Uma pedacinho da floresta na sua mesa




Ano passado a ADA lançou uma série de produtos da sua nova linha de produtos DOOA, voltados para o cultivo de plantas emersas e epífitas, não obrigatoriamente aquáticas, ampliando o leque de produtos ofertados para a empresa e abrindo espaço para um novo nicho de clientes para a empresa, os apreciadores de plantas de ambientes úmidos (samambaias, musgos, orquídeas, etc.). O produto DOOA Terra Base é um cilindro feito de uma cerâmica especial super porosa, disponível em três tamanhos P/M/G, uma de suas extremidades é fechada, tornando assim em um vaso. Ao se adicionar água no interior do vaso esta começa a se infiltrar ao longo de todo o corpo do vaso, exsudando nas paredes exteriores onde plantas diversas podem ser fixadas para criar algo parecido com o tronco de uma árvore em plena floresta úmida. A infiltração da água causa um gradiente de umidade e temperatura entre o topo e a base, a medida que a água se infiltra e evapora a temperatura cai e o topo vai secando. 

 

O efeito é arrebatador e conquistou uma quantidade enorme de admiradores dentro e fora do círculo de aquapaisagistas, público majoritário da marca. Por conta da infiltração da água é necessário haver um recipiente para recolher esse líquido, um pequeno aquário baixo, quase como uma bandeja, cumpre uma função, a ADA já possuía produtos similares para sua linha Wabi-kusa.





Algumas recomendações de uso do produto para aproveitar melhor as suas características:
  • Usar água pura, osmose ou chuva, pois os sais da água de torneira irão entupir os poros da cerâmica;
  • Fixar musgo em toda a sua altura ajuda a manter a umidade alta e criar um microclima;
  • Mini e micro orquídeas devem ser fixadas no topo onde a umidade sofre variações devido a queda do nível de água, se plantadas na parte inferior, onde a umidade é sempre muito alta, as raízes irão apodrecer.
  • Plantas como samabauas (Microssorum) ou Anúbias devem ser plantadas na porção inferior, onde suas raízes receberão toda a umidade que elas gostam;
  • Em locais de alta umidade e calor Terra Base pode ser mantido em ambiente aberto, sendo molhado com spray 1 vez ao dia;
  • Em locais quentes e secos todo o conjunto precisa ser mantido dentro de um vidro, mas não lacrado, para preservar a umidade, sendo molhado 2 vezes ao dia com o spray de água.
  • A fertilização recomenda é foliar, existindo inclusive um próprio da linha Wabi-kusa.



O produto oferece muitas possibilidades, e mesmo sendo recente já é possível achar muitas pessoas cultivando suas plantas usando o Terra Base, vale a pena pesquisar as redes sociais. Selecionei alguns vídeos para você apreciar as possibilidades:






Ver essa foto no Instagram

Planting up a ‘terra base’ porous ceramic with mosses and epiphytic plants.

Uma publicação compartilhada por James Wong (@botanygeek) em

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas