Arte e Aquapaisagismo: Tríptico



Que há muito em comum entre o mundo das artes plásticas e o aquascaping (aquapaisagismo) creio que não é necessário mais discutir, a criação de um layout envolve planejamento, conhecimento prévio da técnica, dos materiais, dos estilos, de composição e uma boa dose de senso estético e, muitas vezes, uma boa pitada de audácia. E funciona. A cada ano vemos mais e mais composições dramáticas, com técnicas de alto nível, elevarem mais e mais o nível das competições. Mas fora das competições existe todo um universo que pode, e deve, ser explorado, as possibilidades são infinitas, até porque nem todo aquário será montado para participar de um concurso, onde uma certa dose de convencionalidade ainda é necessária, para não transformar os concursos de aquascaping em meras coleções de tanques complexos. 

Uma das técnicas curiosas, muito utilizada em pinturas, é o Tríptico. Um tríptico é "obra de pintura, desenho ou escultura, composta de três painéis: um central e fixo, e os outros dois laterais e móveis, ligados ao primeiro por dobradiças ou gonzos [As partes laterais podem dobrar-se sobre a parte central". Um conceito que pode ser aplicado a execução de layouts para fins diversos.



Os trípticos não são uma novidade no aquapaisagismo, já vimos outras obras utilizando essa técnica antiga, mas o resultado sempre é encantador e foge do lugar comum. A seguir veja um vídeo dessa montagem:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas