Aqua Terrário com queda d'água passo a passo



Aqua Terrários são, numa definição simples, a união do melhor de dois mundos, num único ambiente você conta com a fase submersa (Aquário) e emersa (Terrário) com todas as possibilidades que ambas permitem explorar. Plantas aquáticas submersas e emersas, musgos, epífitas como samambaias e orquídeas, plantas carnívoras, o limite é a sua imaginação. 

Neste vídeo tutorial básico do canal Coreano Natural Pot você irá aprender passo a passo como montar um hardscape em colunas, com um arco e um pequeno platô, usando placas de pedra que eu acredito pode ser ardósia, que aliás é uma pedra bem fácil de encontrar para decoração, ela tem essa característica de facilmente quebrar-se em placas planas e lisas, ela foi muito popular no passado e agora está meio que em moda novamente no setor de revestimentos, então está mais fácil encontrá-la no mercado, mas nada impede que você utilize a mesma técnica com outros materiais mais disponíveis na sua região. Apesar do vídeo estar em Coreano você poderá ativar as legendas em inglês, porém o vídeo por si é bastante didático.

Um dos pontos que eu sempre gosto de destacar nestes vídeos é o cuidado com o planejamento antes da execução do layout, com os materiais em mãos tente projetar o que você quer fazer, tente desenhar, mas se não tiver prática com desenhos não se limite por isso: parta para a prática. No vídeo o aquascaper trabalha em uma superfície plana, que pode ser a sua mesa, apenas com a área do aquário delimitada, e com as rochas ele testa possibilidades até chegar mais ou menos ao que ele deseja criar. 



Materiais: 
Como adesivo é usada a espuma de uretano, ela pode ser encontrada facilmente em lojas de materiais de construção, e além de secar rapidamente tem a vantagem de que você pode dar um acabamento mais rápido, ainda durante a secagem da espuma, nada impede usar outros adesivos como o silicone para aquários ou mesmo a cola instantânea, que é usada para fixar os musgos, queridinha dos asiáticos, apenas lembre-se que os tempos de cura  de cada adesivo diferente irão variar, principalmente o silicone que exige um tempo de cura muito maior que os demais, e a cola instantânea precisa de algum material para criar agregação entre as rochas, como um pouco de lã de filtro para ajudar na fixação entre as peças. O acabamento é dado com rochas menores, pedrisco, do mesmo material, que além de dar uniformidade e naturalidade ao seu hardscape irá esconder os pontos de colagem. 
Uma powerhead é usada para circular a água, eu recomendo usar  um divisor em várias mangueiras menores para espalhar os pontos de queda d'água na parte emersa, além disso fica mais fácil esconder as mangueiras atrás das rochas. 
Lembre-se que além da circulação você precisará de um sistema de filtragem corretamente dimensionado para o volume e a fauna do seu tanque. 
O substrato do vídeo é areia cosmética neutra, não fértil, pois não será plantado, você pode optar por um substrato plantado criando áreas delimitadas com substrato fértil adequado. 
A fauna escolhida foi de camarões, mas fica a seu critério respeitando o volume e filtragem do tanque.
Iluminação não foi abordada nesse vídeo, porém obviamente você precisará se preocupar em oferecer luz em qualidade e quantidade adequadas para suas plantas, tanto emersas como submersas se forem usadas.

Considerações Finais
Este vídeo está longe de ser um guia definitivo, é um guia bastante simples porém didático para quem está começando e não sabe muito bem como construir o básico, usar materiais, conhecer as técnicas mais essenciais. Explore outros vídeos, o Youtube está cheio deles. Leia sobre iluminação de aquários e filtragem para dominar cada aspecto técnico, assim você aos poucos será capaz de expandir seus projetos e aumentar seu sucesso, o aprendizado se dá aos poucos e cada experiência ainda que negativa vai te ensinar um pouco mais. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas de Amendoeira no Aquário (Atualizado)

Iluminação de Aquários Plantados

Sintomas de deficiência nutricional em plantas